HomeQuais as diferenças entre Transformadores e Autotransformadores?

Quais as diferenças entre Transformadores e Autotransformadores?

Waltrans

Essa é uma dúvida muito presente entre os consumidores e eletricistas, e se existe uma diferença entre transformadores e autotransformadores qual é essa diferença? Bom, basicamente o transformador é uma máquina elétrica capaz de transmitir uma potência elétrica de um circuito para outro induzindo corrente, tensões e mesmo modificando estas grandezas através de princípios estudados em eletromagnetismo. E através do estudo do eletromagnetismo foi descoberto que é possível criar uma corrente elétrica em determinado circuito através de um fluxo magnético variável, por se tratar de um fluxo variável os transformadores só funcionam em correntes alternadas.

Sendo assim, podemos afirmar que o transformador e autotransformadores são diferentes, pois, o transformador conta com dois rolamentos com condutores diferentes e essa separação que fará com que o transformador tenha uma vantagem, pois sua rede de alimentação da saída do transformador ficará protegida por uma isolação galvânica e é essa proteção de isolação entre carga e rede é o que dá garantia de uma proteção eficaz frente a possíveis transientes de rede que possam ser tanto criados da carga para a rede como pelo caminho contrário. No entanto, um problema no transformador está na construção de duas bobinas, pois o transformador ganhará dimensões maiores e, ainda, o seu preço ficará mais elevado, pois foi preciso empregar maior quantidade de material em sua fabricação.

Já o autotransformador é uma máquina elétrica que faz a mesma indução de potência a um circuito, com alteração de tensão e corrente, mas contrário ao transformador apenas um enrolamento é usado para isso, de acordo com a voltagem desejada em determinada parte do enrolamento será derivado um “tap” e neste ponto teremos valores diferentes dos encontrados na entrada e saída do autotransformador.

A constituição diferenciada do autotransformador garante a ele certas vantagens, um melhor rendimento é encontrado no autotransformador e haverá uma menor queda de tensão nestes modelos. Outra grande vantagem é um preço reduzido se comparado ao transformador convencional.

Entre em
contato conosco

Waltrans

Nossa equipe comercial está preparada para atender a sua demanda e sugerir as melhores soluções para o seu projeto.

Preencha o formulário ao lado, nós retornaremos em pouco tempo!